quarta-feira, 7 de julho de 2010

série Goosebumps


Da série Goosebumps
Sorria e morra

: Greg e seus três melhores amigos estão entediados em plenas férias. Não há nada para fazer na pequena e pacata cidade onde moram. Você já deve ter se sentido assim, sem ter nada de interessante para fazer, não? E é claro que deve ter aprontado alguma! Mas Greg e seus amigos foram longe demais: invadiram a velha e macabra mansão Coffman, uma imponente propriedade abandonada há muitos anos. Greg resiste até o último instante à idéia de entrar na mansão, mas, uma vez lá dentro, descobre algo que pode mudar terrivelmente o destino de seus amigos. Somente com muita sorte e coragem ele poderá salvar as pessoas de quem tanto gosta do perigo que ele agora representa. Ah, Greg! Eu não queria estar na sua pele..


Goosebumps
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Goosebumps (publicada em Portugal com o nome "Arrepios") é uma série de livros de terror ficção para crianças de autoria de R.L. Stine. Sessenta e dois livros foram publicados sob o título de Goosebumps de 1992 a 1997. Muitos dos títulos foram levados à vida e se tornaram filmes; a série também inspirou uma série de televisão que durou de 1995 a 1998. Goosebumps: A Máscara Assombrada rendeu dois vídeos. Alguns o consideram o Harry Potter do início da década de 1990.
Em termos de trama, os livros dificilmente são assustadores, já que foram escritos para uma audiência mais nova. Adultos podem achar as situações mais bobas até engraçadas. É óbvio que Stine mantém suas tramas dentro de clichês típicos do terror, tanto que os livros podem ser categorizados dentro de sua trama (monstros, fantasmas, etc.). Mesmo assim, Stine trouxe algumas variações interessantes, como Vingança dos Gnomos de Jardim. Os lugares aonde a história se situa são sempre genéricos, como subúrbios, acampamentos de verão e tal. Alguns dos livros trouxeram seqüências, como Sangue de Monstro, que teve quatro aparições. Estas seqüências pareciam meramente repetir a história do original, e nunca iam muito longe. Além disso, a narrativa é sempre em primeira pessoa. Finalmente, os finais dos livros são sempre indesejáveis; nunca houve um livro Goosebumps com um final totalmente feliz,pois sempre havia um detalhe esquecido ou que surgia no fim do livro que aterrorizava os personagens,como outros fantasmas além das crianças-fantasmas em Praia Fantasma.
Após a série original acabar em 1999, Stine começou a escrever livros Goosebumps: Série 2000, sendo que a saída da série original não durou muito tempo, devido à popularidade em declínio. No Brasil, os livros foram inicialmente publicados pela Editora Abril, mas não duraram por muito tempo. Desde 2006, a Editora Fundamento publica os livros no Brasil. A série de TV já passa há anos na TV paga brasileira, através do canal Jetix (antiga Fox Kids). Em português, Goosebumps significa "calafrios", a sensação e arrepio causadas pelo medo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não será publicado comentários que firam a lei e a ética.

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.