sábado, 28 de setembro de 2013

Meu primeiro beijo - Antônio Barreto




Quantidade de aulas: 6 aulas
Objetivos da aula: Promover o reconhecimento e o sentido da pontuação como forma de tessitura textual, verificar as relações de sentido que atribuem ao texto, bem como a intencionalidade do autor e o efeito leitor. Observar o público alvo.
 Habilidade a ser desenvolvida: Construir o conhecimento linguístico e reconhecer o sentido das pontuações como mecanismo coesivo e que atribuem aspectos de coerência textual.

Meu Primeiro Beijo
Antônio Barreto


É difícil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem com quem? Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele sabíamos exatamente o que era "o beijo". Só de filme. Estávamos virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim...
Não sei se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos:
" Você é a glicose do meu metabolismo.
Te amo muito!
Paracelso"
E assinou com uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido dele. Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher...E também não sei por que: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar.
No dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus, veio com o seguinte papo:
- Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? - Fiz cara de desentendida.
Mas ele continuou:
- Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. - Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão. Mas continuou salivando seus perdigotos:
- A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250 bactérias...
Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu e, tremendo, tirou seus óculos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais força, e então nos abraçamos de bocas coladas, por alguns segundos.
E de repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto , juntos, o abismo do primeiro beijo.
Desci, cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos apaixonados por vária semanas. Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram... e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível!
1ª aula e 2ª aula
1)    Leitura compartilhada
2)    Discussão oral, após a leitura
a)    Quais foram as impressões sobre o texto?
b)    Quem é o protagonista.
c)     Qual é o foco narrativo e quais as marcas linguísticas que justificam a sua resposta?
d)    Qual é o possível público alvo desse conto?
e)    Identifique palavras cujos significados são desconhecidos e que dificultam o entendimento textual. Pesquise e anotem as informações colhidas.
3ª aula
3)    Observe a pontuação no texto releia de maneira silenciosa.
4)    Em voz alta, a sala deverá refazer a leitura comentando a relação de sentido do uso de determinada pontuação, por exemplo:

“- Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. - Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão. Mas continuou salivando seus perdigotos:”


“- A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250 bactérias...”

Qual foi a intenção do autor atribuir nesse trecho o uso do ( ponto e vírgula ao invés de vírgula). Observe a diferença de pontuação com uso de vírgula no parágrafo anterior.

Por que foi usado reticências? E se o autor escolhesse apenas ponto, teria o mesmo efeito de sentido?
4ª aula
5)    Observe que o trecho abaixo retirado do conto está sem as pontuações, tentem reorganizá-la e compartilhe com a sala o resultado, bem como anotem as impressões sobre o sentido atribuído ao texto confrontando o antes e o depois.
“Desci cheguei em casa nos beijamos de novo no portão do prédio e aí ficamos apaixonados por vária semanas Até que o mundo rolou as luas vieram e voltaram o tempo se esqueceu do tempo as contas de telefone aumentaram depois diminuíram e foi ficando nisso Normal Que nem meu primeiro beijo Mas foi inesquecível”
Avaliação
5ª aula
6)    Reescreva o texto na perspectiva do rapaz em que a garota deverá convencê-lo a beijar-lhe. Quais seriam os argumentos impostos e enumerados pela menina? Use a pontuação para delimitar os anseios da personagem feminina.
6ª aula

Compartilhe o texto produzido com a sala, após as leituras, fixem-nas no “Memorial de Textos da turma”.

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