quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Questões do livro O Ateneu - Raul Pompeia


Prova do livro O Ateneu de Raul Pompeia
1)”Vais encontrar o mundo, disse-me meu pai à porta do Ateneu. Coragem para a luta.(...)
Eufemismo, os felizes tempos, eufemismo apenas igual aos outros que nos alimentam a saudade dos dias que correram como melhores.(...)
Eu tinha onze anos.”pg.9
Esta história pode ser considerado uma crônica de memória e podemos notar um tom irônico e até mesmo profético do personagem. Interprete o motivo de tal citação.
2)No primeiro encontro entre Sérgio, em seus onze anos, com D. Ema “... Bela mulher em plena prosperidade dos trinta anos...” pg21. Qual fora a impressão que a personagem teve do garoto.
3) Podemos notar um anagrama no nome de D. Ema com mãe. Cite a possível intenção do autor ao fazer este estilo de linguagem.
4) Defina as personagens e descreva as características de Aristarco e Sérgio.
5) Com o passar do tempo, foi nomeado ao Sérgio dois companheiros Rabelo e Sanches. Qual a função dos dois.
6) Quanto ao  Sanches , qual o diferencial entre Rabelo e o que você pode notar nas intenções de cada um para com Sérgio e entre Sérgio para com eles.
7) Ocorreu um fato marcante, no colégio, no momento do jantar. Relate este momento.
8) Franco era constantemente humilhado pelo diretor, professor e alunos. Comente um dos episódios em que destaca a forma como o aluno era tratado e descreva o fim dele no Ateneu.
9) Ângela teve papel importante com valores sensuais e até um toque de erotismo. “ Ângela fazia-se menina para brincar e correr com vivacidade de gata.  Rolava no chão, envolvendo a cara nos cabelos.(...) filha selvagem da luz, fauna indomável das regiões quentes, afrontando a temperatura como as leoas, insensível e sobranceira...”pg.157
Podemos notar características da escola literária Naturalista, justifique qual delas.
10) No decorrer do enredo, há a cerimônia de encerramento e entrega de prêmios aos homenageados, dentre eles Aristarco. “ Aristarco depois do primeiro receio esquecia-se na delícia de uma metamorfose. Venâncio era o escultor (...) Aristarco caiu em si. Referia-se ao busto toda a oração encomiástica de Venâncio. Nada para ele das belas apóstrofes! Teve ciúmes.” pg.175
Explique qual fora o ciumes de Aristarco e o que isso significa.
11 Podemos notar um ato simbólico e metafórico entre o incêndio e destruição do Colégio Ateneu em relação ao criador e mantenedor Aristarco. Explique.
12) No seu entender, quem incendiou o colégio e por quê.
Vocabulário:
Encomiástico – elogioso
Apóstrofes - Consiste na "invocação" de alguém ou de alguma coisa personificada, de acordo com o objetivo do discurso que pode ser poético, sagrado ou profano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não será publicado comentários que firam a lei e a ética.

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.