quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Como dois animais - Alceu Valença

Como Dois Animais

Alceu Valença

Uma moça bonita
De olhar agateado
Deixou em pedaços
Meu coração
Uma onça pintada
E seu tiro certeiro
Deixou os meus nervos
De aço no chão...
Mas uma moça bonita
De olhar agateado
Deixou em pedaços
Meu coração
Uma onça pintada
E seu tiro certeiro
Deixou os meus nervos
De aço no chão...
Foi mistério e segredo
E muito mais
Foi divino brinquedo
E muito mais
Se amar como
Dois animais...(2x)
Meu olhar vagabundo
De cachorro vadio
Olhava a pintada
E ela estava no cio
E era um cão vagabundo
E uma onça pintada
Se amando na praça
Como os animais...
Uma moça bonita
De olhar agateado
Deixou em pedaços
O meu coração
Uma onça pintada
E seu tiro certeiro
Deixou os meus nervos
De aço no chão...(2x)
Foi mistério e segredo
E muito mais
Foi divino brinquedo
E muito mais
Se amar como
Dois animais...(2x)
Meu olhar vagabundo
De cachorro vadio
Olhava a pintada
E ela estava no cio
E era um cão vagabundo
E uma onça pintada
Se amando na praça
Como os animais
Se amando na praça
Como os animais...



Interpretação O Cortiço - Avaliação 1

Interpretação
O Cortiço


III

Eram cinco horas da manhã e o cortiço acordava, abrindo, não os olhos, mas a sua infinidade de portas e janelas alinhadas. 
Um acordar alegre e farto de quem dormiu de uma assentada sete horas de chumbo. Como que se sentiam ainda na indolência de neblina as derradeiras notas da ultima guitarra da noite antecedente, dissolvendo-se à luz loura e tenra da aurora, que nem um suspiro de saudade perdido em terra alheia.
A roupa lavada, que ficara de véspera nos coradouros, umedecia o ar e punha-lhe um farto acre de sabão ordinário. As pedras do chão, esbranquiçadas no lugar da lavagem e em alguns pontos azuladas pelo anil, mostravam uma palidez grisalha e triste, feita de acumulações de espumas secas. 
Entretanto, das portas surgiam cabeças congestionadas de sono; ouviam-se amplos bocejos, fortes como o marulhar das ondas; pigarreava-se grosso por toda a parte; começavam as xícaras a tilintar; o cheiro quente do café aquecia, suplantando todos os outros; trocavam-se de janela para janela as primeiras palavras, os bons-dias; reatavam-se conversas interrompidas à noite; a pequenada cá fora traquinava já, e lá dentro das casas vinham choros abafados de crianças que ainda não andam. No confuso rumor que se formava, destacavam-se risos, sons de vozes que altercavam, sem se saber onde, grasnar de marrecos, cantar de galos, cacarejar de galinhas. De alguns quartos saiam mulheres que vinham pendurar cá fora, na parede, a gaiola do papagaio, e os louros, à semelhança dos donos, cumprimentavam-se ruidosamente, espanejando-se à luz nova do dia.  


1)       “O Cortiço, como aglomerado habitacional é alvo de antropomorfismo constante” ( Sonia Brayner, em A metáfora do corpo no romance naturalista.)
Você concorda com a afirmação sua resposta.
2)       Destaque uma passagem em que a caracterização do ambiente fornece ao leitor elementos para a caracterização das figuras humanas.
3)       Ao lado de descrições tipicamente naturalistas, temos uma passagem que poderia figurar nos romances de Joaquim M. de Macedo ou de José de Alencar. Transcreva essa passagem.
4)       Aponte, no texto acima, exemplos de:
a)       Metonímia;
b)       Onomatopeia.
5)       Nos romances naturalistas, são comuns personagens dominados pelos instintos, “desertando a razão ao rebate dos sentidos”. Mas Aluísio Azevedo vai mais longe: não só os personagens são seres sensitivos; o0 autor transforma também o leitor num ser sensitivo. Leia mais uma vez o quarto parágrafo do texto apresentado e aponte passagens em que nós, leitores, percebemos o cortiço:
a)       Pela visão; b) Pela audição; c)Pelo tato; d)Pelo olfato.
6)       Sinestesia é uma figura que se caracteriza por estabelecer relações entre os sentidos (apelando-se, por exemplo, para a audição e a visão, simultaneamente). Aponte um caso de sinestesia no quarto parágrafo do texto.
7)       Posicione geograficamente o narrador no espaço do cortiço.
8)       Destaque a passagem em que o autor “humaniza os animais”.
9)       “...o cabelo todo para o alto do casco;...”
“...não se preocupavam em molhar o pelo,...”
“...fossando e fungando contra as palmas da mão.”

A que animais podemos relacionar os termos destacados.
10)   Os naturalistas foram acusados de explorar “os aspectos mais sórdidos da sociedade, os ambientes viciosos em que as classes baixas aparecem na consumação de seus delitos instintivos”. Você concorda com essa crítica. Por quê.

Questões avaliativa 2 sobre o livro O Cortiço

Questões avaliativa 2 sobre o livro O Cortiço


  1. Quais as características naturalistas que podem ser verificadas no romance lido? (as correntes científicas, os personagens, o local descrito, os costumes).


  1. Qual era o contexto histórico brasileiro descrito na obra? Fale sobre ele.


  1. Das correntes científicas do século XIX, qual a que está mais presente na história? Explique sua resposta.


  1. Dos personagens descritos no romance, cite dois que representam a corrente determinista, por suas atitudes/comportamentos.


  1. O personagem Jerônimo apresenta características naturalistas bastante acentuadas. Descreva-o, bem como a transformação do seu caráter.


  1. João Romão e Bertoleza. Dois personagens centrais, com uma história em comum, de lutas e conquistas. De acordo com a obra de Aluísio Azevedo, comente o que os aproximou e qual o destino de cada um. Aponte qualidades e defeitos desses personagens, segundo o seu ponto de vista.


  1. A personagem Rita Baiana tem um comportamento bastante avançado para a época. As mulheres daquele período histórico eram recatadas e moralistas. Descreva Rita Baiana, suas atitudes e relacionamentos com as pessoas, com Jerônimo e com Firmo.


  1. Pombinha é outra personagem que tem a vida descrita detalhadamente. Quem é ela? Com quem vive? Qual o fato inusitado que envolve sua adolescência? Quem a convence a mudar de vida? Qual a sua opção de vida ao término da narrativa?


  1. Quem é Botelho? Qual a sua importância na história? Onde e com quem ele vive? Por que se mudou para perto do cortiço de João Romão?


  1. No cortiço de João Romão acontece um acidente que muda para sempre a vida do próprio cortiço e das pessoas que ali residem. Qual foi esse acidente? O que acontece com o lugar depois desse acidente? O cortiço é renomeado. Qual a nova denominação dada a ele?


Questões do livro O Ateneu - Raul Pompeia


Prova do livro O Ateneu de Raul Pompeia
1)”Vais encontrar o mundo, disse-me meu pai à porta do Ateneu. Coragem para a luta.(...)
Eufemismo, os felizes tempos, eufemismo apenas igual aos outros que nos alimentam a saudade dos dias que correram como melhores.(...)
Eu tinha onze anos.”pg.9
Esta história pode ser considerado uma crônica de memória e podemos notar um tom irônico e até mesmo profético do personagem. Interprete o motivo de tal citação.
2)No primeiro encontro entre Sérgio, em seus onze anos, com D. Ema “... Bela mulher em plena prosperidade dos trinta anos...” pg21. Qual fora a impressão que a personagem teve do garoto.
3) Podemos notar um anagrama no nome de D. Ema com mãe. Cite a possível intenção do autor ao fazer este estilo de linguagem.
4) Defina as personagens e descreva as características de Aristarco e Sérgio.
5) Com o passar do tempo, foi nomeado ao Sérgio dois companheiros Rabelo e Sanches. Qual a função dos dois.
6) Quanto ao  Sanches , qual o diferencial entre Rabelo e o que você pode notar nas intenções de cada um para com Sérgio e entre Sérgio para com eles.
7) Ocorreu um fato marcante, no colégio, no momento do jantar. Relate este momento.
8) Franco era constantemente humilhado pelo diretor, professor e alunos. Comente um dos episódios em que destaca a forma como o aluno era tratado e descreva o fim dele no Ateneu.
9) Ângela teve papel importante com valores sensuais e até um toque de erotismo. “ Ângela fazia-se menina para brincar e correr com vivacidade de gata.  Rolava no chão, envolvendo a cara nos cabelos.(...) filha selvagem da luz, fauna indomável das regiões quentes, afrontando a temperatura como as leoas, insensível e sobranceira...”pg.157
Podemos notar características da escola literária Naturalista, justifique qual delas.
10) No decorrer do enredo, há a cerimônia de encerramento e entrega de prêmios aos homenageados, dentre eles Aristarco. “ Aristarco depois do primeiro receio esquecia-se na delícia de uma metamorfose. Venâncio era o escultor (...) Aristarco caiu em si. Referia-se ao busto toda a oração encomiástica de Venâncio. Nada para ele das belas apóstrofes! Teve ciúmes.” pg.175
Explique qual fora o ciumes de Aristarco e o que isso significa.
11 Podemos notar um ato simbólico e metafórico entre o incêndio e destruição do Colégio Ateneu em relação ao criador e mantenedor Aristarco. Explique.
12) No seu entender, quem incendiou o colégio e por quê.
Vocabulário:
Encomiástico – elogioso
Apóstrofes - Consiste na "invocação" de alguém ou de alguma coisa personificada, de acordo com o objetivo do discurso que pode ser poético, sagrado ou profano.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Para entender outra das características da escola literária Romântica, nada melhor do que perceber a letra desta música Índia, cujos autores Cascatinha e Inhana descrevem a Índia como uma figura feminina idealizada e repleta de sensualismo. No Romantismo, essa 1ª geração indianista exalta a natureza, criação do herói nacioal e do sensualismo feminino na figura do índio.

Vídeo clipe baseado na série As brasileiras, transmitido pela Rede Globo:
-Link episódios "as brasileiras": http://www.youtube.com/playlist?list=PL31069C631D4CA752

Episódio completo!
Terceiro episódio da série "As Brasileiras", emissora Rede Globo, 16/02/2012, programa de Daniel Filho.




Esta música demonstra alguns traços do Romantismo. A fuga para a natureza, a saudade, sentimentalismo, o amor.
Nestes versos tão singelos,
Minha Bela, meu amor.
Apresenta a tristeza do eu lírico em busca da amada e para tanto vai de encontro da natureza como forma de escapismo.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Atividade de fixação gramatical 2º colegial A e B 2º bimestre de 2012


Atividade de fixação gramatical 2º colegial A e B 2º bimestre de 2012

Nome:                                                   nº:                                         série:

Classifique os verbos em transitivo ou intransitivo, depois os complementos diretos ou indiretos se houver.

a)       A população do Brasil dobrou em apenas 30 anos.

b)       Ela quase abriu os pulsos na queda.

c)       As flores de cravo abriram na primavera.

d)       Ela falou sozinha.

e)       Ela falou a verdade.

Classifique o sujeito

a)Algum dia voltarei aqui.

b) Come-se bem aqui

c) Deixaram meu corpo fora do meu corpo.

d)Precisa-se de cuidados.

e) Há pessoas que necessitam de ajuda.

f) Bateram à porta com insistência.

g) Amanheceu rapidamente.

h) Hoje fará frio.           

i) Revistas e jornais trouxeram notícias sobre inundação.

Classifique o predicado verbal ou nominal.

a)       O relógio marcava 7h15m.

b)       A fotografia é algo fantástico.

c)       Sobre a mesa havia um jornal dobrado.

d)       Os móveis eram escuros e torneados.

e)       Morreu o prefeito de Nova Iorque.

f)        A torcida parecia animada com o time.

Transforme os períodos simples em predicado verbo-nominal

a)       O dia amanheceu. O dia está calmo.

b)       A classe trabalha. A classe está concentrada.

c)       Os dias prosseguem. Os dias estão agitados.

d)       As pessoas caminham. As pessoas estão sérias.



Sublinhe e classifique as conjunções adverbias de acordo com o sentido que estabelece ( causa, conformidade, consecutiva, concessiva, temporal, comparativa, proporcional, final, proporcional)

a) Fazíamos tudo, para que nada saísse errado.

b) Ele só estava feliz, enquanto ouvia música.

c) À proporção que o teatro enchia, a atriz ficava mais nervosa

d)Ela insistiu tanto que resolvi aceitar a proposta

e)Embora tudo corresse bem, resolvi não continuar

f)Quando eu chegar, conversaremos

g)A moça agiu, conforme lhe recomendou a mãe

h)Quando você que, tudo fica bem

i)Se você me chamar, irei junto ao cinema

j)Depois que jantamos, fomos ao cinema

k)Estudaremos, a fim de que tenhamos um fim de ano tranqüilo

l)A aniversariante ficava mais feliz, à medida que os convidamos chegavam.

m)Ainda que todos confirmem, não posso acreditar no fato

n)Farei deste jeito, embora você não queira

o)Ela corria como um relâmpago

o)Ela viajou menos que nós

p)Se você comprar os ingredientes, eu faço o bolo.

 Sublinhe e classifique as conjunções coordenadas de acordo com o sentido que estabelece ( aditivas, adversativas, alternativas, explicativas, conclusivas)

a)       O médico foi chamado e saiu às pressas, logo, não poderá atendê-los

b)       Precisei sair, não pude estudar, portanto não farei a prova amanhã.

c)       Não quis ir à festa, portanto fiquei sozinho.

d)       Você irá comigo ou ficará em casa.

e)       Todos deveriam sair, mas a maioria não quis.

f)        Entre, pois a casa é sua.

g)       Façam silêncio, que estamos em um hospital

h)       Ora chorava, ora ria exageradamente.

i)         Você irá comigo ou ficará estudando

j)         Não obteve média nos exames, portanto não sairá de férias estava à toa, portanto fui dormir

k)       Júnior cair da moto, porém não se machucou

l)         Ora ri, ora chora

m)     Estou gamado por Eloísa, mas ela não me dá bola.

Atividade de fixação gramatical 6ª, 7º ano

Atividade de fixação gramatical 7º ano

 
Exercícios de fixação de conceito gramatical 6ª série 7º ano 2º bimestre de 2012

Nome:                                    número:                                  série:

Classifique o sujeito

a)      Fiz limpeza geral em casa

b)      Instalaram uma nova rede emissora de rádio

c)      Na escola, só se fala em você.

d)     Bateram palmas lá fora.

e)      Com o frio, nevou em algumas cidades do sul.

f)       Dizem coisas por aí.

g)      A fábrica precisava de empregados.

h)      Já telefonaram para você.

i)        Eram muito espertas as crianças.

j)        Ontem, joguei bola o dia inteiro.

k)      Caíram no chão os pratos e os copos.

l)        Normalmente, animais soltos causam acidentes.

m)    Todos os dias, brigavam cães e gatos na rua.

n)      No fio de eletricidade, pousou um bando de passarinhos.

o)      As velhas carteiras da sala foram consertadas.

p)      Aquele saboroso cacho de uva estava em exposição.

q)      Márcia, Paulo e eu praticamos esportes.



Separe o sujeito do predicado e sublinhe o predicativo do sujeito

a)      Tudo parece calmo.

b)      As estrelas eram brilhantes.

c)      Marta continua inconsolável.

d)     O estado de Minas é muito rico.

e)      A salada estava deliciosa.

f)       Parecia satisfeito o diretor.

g)      Continua molhada a sua camiseta.



Separe o sujeito do predicado e classifique o predicado em verbal, nominal ou verbo-nominal.

a)      O tempo continua chuvoso.

b)      Os empregados chegaram cedo.

c)      Os rapazes cantavam embriagados.

d)     Os trabalhadores chegaram cansados.

e)      O freguês pagou a conta ao padeiro.

f)       Ela caminhava sonolenta.

g)      As alunas voltaram felizes da excursão.

h)      As crianças assistiram ao espetáculo alegres.

i)        A multidão gritava furiosa.

j)        Minha mãe tem medo de motocicleta.

k)      A menina permaneceu calada o tempo todo.



Classifique os advérbios e locuções adverbiais.

a)      Marina, com certeza, engoliu em seco.

b)      De vez em quando, os pais de Marina festejam o aniversário dela.

c)      A Carla e a Marina sabiam de cor muitas canções.

d)     Sr. Paulo, vire à direita!

e)      De forma alguma aceitarei ofensas.

f)       Ficamos em silêncio.

g)      Carlos saiu de novo no domingo.

h)      Ele saiu de repente.



Forme frases com os advérbios abaixo.

a) demais        b) cedo            c) sim              d) possivelmente        e) melhor

f) talvez                      g) agora                      h) perto



Indique o tempo e o modo verbal empregado nas frases abaixo.

a) A mulher                o telefone na cara do diretor ( desligar )



b) A senhora               dinheiro e documentos na carteira. ( levar )



c) A mãe                     ao filho, por isso o levou ao zôo ( prometer )



d) Se o diretor do zoológico                          ,                       a bolsa, (poder, devolver )



e) Tudo                       numa segunda-feira. (ocorrer)



f) O elefante                           devido ao efeito do tranqüilizante. ( dormir )



g) Se eu                      a sua sorte,                  a bolsa de estudos. ( ter, conseguir )



h)                    assim que                    concluído o trabalho. ( voltar, ter )